Neymar compartilha vídeo com fakenews sobre o TSE e Instagram derruba conteúdo
O jogador Neymar teve um post ocultado pelo Instagram, por apresentar conteúdo falso, na noite de quinta-feira, 20. O atacante publicou um vídeo com informação falsa do pastor André Valadão, da Igreja Lagoinha e apoiador de Jair Bolsonaro (PL), que afirmava que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o obrigou a se retratar de acusações que fez contra Lula (PT).
O conteúdo, oculto, apresenta um aviso de “informação falsa”, com o comentário “verificadores de fatos independentes afirmam que essa informação não se baseia em fatos”. Mesmo assim, após o aviso é possível ver o vídeo, que seguia disponível até a publicação desta nota
Na gravação, o pastor mente ao dizer que foi intimado pelo TSE, por meio do presidente Alexandre de Moraes, para se retratar por falas que fez sobre ex-presidente Lula. Valadão ironiza questões sobre aborto, regulação da mídia e liberdade de culto, temas comuns na campanha de Bolsonaro.
De acordo com verificação do Aos Fatos, na verdade, o TSE apenas intimou Valadão a apresentar defesa em um processo de direito de resposta movido pela coligação de Lula (PT).
Apoio a Bolsonaro
No final de setembro, Neymar declarou seu voto no candidato à reeleição Jair Bolsonaro. A manifestação se deu por meio de suas redes sociais, com um vídeo em que faz uma coreografia em sintonia com uma música pedindo voto no chefe do Executivo. O atacante já havia demonstrado proximidade com o presidente em outras oportunidades.