NOVA IMORTAL: Fernanda Montenegro assume Academia Brasileira de Letras em novembro

A atriz Fernanda Montenegro, que completa 92 anos no próximo dia 16, é a única inscrita à cadeira de número 17 da Academia Brasileira de Letras (ABL) e, portanto, deve se tornar a próxima imortal. Ela confirmou a sua candidatura à vaga no dia 6 de agosto e o prazo para novas inscrições foi encerrado em 3 de setembro.

A confirmação de que a atriz é a única candidata inscrita foi enviada por email informal pela secretaria da instituição, de acordo com um membro da ABL.

Fernanda Montenegro só irá ocupar oficialmente no próximo dia 4 de novembro a cadeira 17, que ficou vaga com a morte do diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, em março do ano passado.

Ao longo do mês de novembro, ocorrem também as eleições para as cadeiras que eram ocupadas por Alfredo Bosi (12), Murilo Melo Filho (20) – que será disputada por Gilberto Gil – e Marco Maciel (39).

A atriz lançou, em 2019, a autobiografia “Prólogo, ato, epílogo”. O livro, escrito em colaboração com a jornalista Marta Goés, reúne testemunhos da atriz sobre a longa carreira no rádio, teatro, cinema e TV.

Fernanda Montenegro já chegou a ser celebrada até mesmo pelo poeta Carlos Drummond de Andrade: “Ela não se preocupa somente em elevar ao mais alto nível sua arte de representar, mas insiste igualmente em meditar sobre o sentido, a função, a dignidade, a expressão social da condição de ator em qualquer tempo e lugar”.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar