Paraibano é eleito segundo maior surfista brasileiro de todos os tempos
A escolha foi feita pelos jornais O Globo e Extra, ambos do Grupo Globo, que convidou 30 jornalistas para votarem quem seriam para eles os dez maiores surfistas brasileiros. Quatro dos nomes na lista dos dez mais são da nova geração do surfe brasileiro que marcaram o país como uma potência mundial do esporte estão presentes. Dentre eles o ídolo nacional Gabriel Medina.
Mas no meio dos mais jovens apareceu o nome do surfista paraibano Fabio Gouveia. Natural de Bananeiras, ele se destacou por ser o primeiro brasileiro a ganhar um mundial de surfe amador e o primeiro brasileiro a ser campeão de uma etapa profissional.
Fabio foi o primeiro brasileiro a vencer uma etapa na era moderna da Associação de Profissionais de Surf no ano de 1990 na praia de Guarujá em São Paulo. O espírito pioneiro de Fabio também o garantiu o feito de ser o primeiro surfista brasileiro a vencer uma etapa fora do Brasil, quando conquistou uma etapa na França em 1991. Primeiro brasileiro a vencer uma etapa no Havaí também no ano de 1991.
Em 1992, terminou o circuito na quinta posição, um resultado inédito para um país que nem sonhava com a tal ‘Brazilian storm’ naquela época. Em 2004, sua vida virou filme, com o lançamento do aclamado documentário “Fabio Fabuloso”.